O Candiru do Madeira
CANDIRU DO MADEIRA
A DESCONHECIDA
Tem gente transtornada com seu Gazoni que quer cancelar o aumento da telesena, ôps!, dos ônibus! Diz que o prefeito anda com a velha senhora, a amnésia. Se não levar pra Itália...A Dilmona ficou massa depois da operação. Lulex elogiou, mas, não vale. Até hoje agüentou a Marisa, logo, não sei que água bebe. O fato é que todo mundo elogiou. Só o marqueteiro não ficou satisfeito. Falou pro médico que, pra eleger, a ministra teria que melhorar mais. Ele disse que, talvez, fossem preciso várias outras e mesmo assim não garantia o resultado. O marqueteiro, recorreu a uma vidente, pra perguntar quantas operações seriam necessárias pra Dilma ficar bonita. A vidente:-seis. Ele, entusiasmado, gritou que ia fazê-la presidente. A vidente: - Não vai dar. E ele: -por quê? A vidente: -quando acabar a Dilma será outra. Ninguém vai reconhecer. Irreconhecível mesmo é dizer sempre "Ei, está ouvindo isso?" sempre que o Sobrinho abre a boca, sua louca!
CANDIRU 06.02
NÃO SEI MAIS DE NADA
Depois que Regininha Poltergeist virou evangélica da igreja Bola de Neve não duvido de mais nada. Se o Cesare Batistti fizer o mesmo seu Valverde vai atrás, com Sibá de padrinho, e pede perdão do que diz e fez. Renuncia ao mandato como fez com a liderança da bancada. De nada! De trinta em trinta centavos com latas de sardinha e uma ajudinha se faz uma fortuna! Tá! Não sei mais de nada depois da reforma ortográfica. Nem a diferença entre gentileza e gente lesa! Agora quem lesou seus eleitores todo mundo sabe. Hoje, sexta, vou a um guia. É muito difícil, apesar de Porto Velho ser ótima pra macumba com tanta encruzilhada, achar um guia bom. È como índio. Aqui, todo mundo sabe, só tem cacique. No espiritismo, só kardecista. Só creio em espírito que bebe cachaça e fuma charuto. Espírito brabo, bruto! Que desce pra valer. Por aí não...No carnaval vou pro Kundum! Vou entrar na roda. Zum-zum-zum..Tá faltando um!
CANDIRU O5.02
DOIS DIABOS
Contam que morreu um político. Deus e o Diabo não queriam ficar com ele. A solução foi dividir: um mês no céu, outro no inferno. No 1° mês no céu. Deus quase ficou louco. Zonou as orações e a liturgia. Fez um sindicato de anjos. Subornou os arcanjos e os querubins. Transferiu um km quadrado do céu pro inferno. Nomeou anjos provisórios aos milhares e até tentou reformar os Dez Mandamentos e anistiar Lúcifer. O céu virou um caos. O mês passou e Deus respirou aliviado. Vinte dias depois começou a sofrer pensando na sua volta. Porém, passou o prazo sem dar notícias. Deus estava feliz, mas, preocupou-se e se ficasse mais tempo lá e aqui também! Ia ser mais difícil arrumar a bagunça. Desesperado decidiu ligar e perguntar ao diabo o que estava acontecendo. Ring... ring...!!! Atendeu um diabinho e Deus perguntou: - Por favor, posso falar com o Demônio? - Qual dos dois? - responderam - O vermelho com chifres ou o sem dedo?
Candiru 04.02
A GRANDE LEITORA
Ah! Meu Deus! Seu Valverde tá pensando que Lulex é Deus. Que colocou as cachoeiras em Porto Velho pra nos prestigiar! Ah! Por mim podia colocar em outro lugar, mas, me dar um empreguim com metade do salariozinho que o seu Sibá tem! Ah! Isto não sobra pra ninguém! È coisa que só dá lá pro lado do Acre! Talvez, seja a madeira de lá ou a borracha que seja melhor. Tem dó, Chico Bico Doce, tem dó! Que mania de dizer que é a bancada! Ò pancada! Vou tentar falar com Sarney ou Temer que, depois de eleitos, vão ter um monte de carguinhos sobrando. Até aceito um emprego provisório, mas, só se for com adiantamento. Afinal acabou o Fórum Econômico, o Social, mas, o carnaval vem aí com a Banda do Vai Quer e o Bloco Kudum que este não se pode perder! E tô com pena é do Zeca Pagodinho que, com pneumonia, vai ter que fazer comercial de leite! Que deleite é ter uma leitora como a Dona Aldenora! Melhor só Proseco! Ou 160!
Candiru 31.01
EM PENEDO TÁ PROIBIDO
O dono de um lanche em Penedo, 170 km de Maceió, foi preso por ofensa à PM. Batizou os sanduíches com patentes militares. O comandante da PM não gostou de saber que pediam “um coronel mal passado" ou diziam "Acabei de comer um sargento". O prato mais caro era o "comandante". O advogado pediu habeas corpus preventivo pra seu cliente alegando que “se o argumento do comandante fosse válido, nenhuma festa de criança poderia ter brigadeiro". De qualquer forma "Em Penedo, comer brigadeiro pode, mas comer coronel, está proibido”. Dizem que tem muito coronel que não quer ir pra lá! Eu fui, mas, foi pra posse do seu Baú! Uau! Lavei a burra. Proseco tinha com fartura e, pelo menos por um instante, me senti mais rico do que comandante de iate! Criei coragem e falei com seu Armando, que da CNI tem o comando, da minha luta por um empreguim. Até sorriu pra mim, mas, só prometeu visitar a Usina de Santo Antônio.
CANDIRU 02.02
TÔ NO BLOCO
Não sou Lulex, mas, tem dias, como hoje, não sei se é o tempo meio chuvoso, amanheço invocado. Me consola o fato de que a lógica me auxilia a ter equilíbrio mesmo quando a bebida me faz dançar. Raciocino, silogisticamente falando, que não sou ninguém, como ninguém é perfeito, logo, não há dúvida nenhuma, sou perfeito! Não prefeito que minha tendência é tapar buraco; não fazer buracos! Embora, como dizia Chico Bico Doce, nos seus dias de filosofia: “Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam... não é bonito mais é profundo!”. Assim como o buraco no bolso dos pobres com o aumentão das passagens de ônibus do seu Sobrinho. Sem vaselina e não foi devagarinho...Seu Dênis Baú assumiu...viu! O peixim foi ver e beber, mas, com tanta gente não deu pra falar do empreguim. Só em comer e beber bem já tô na alegria! E fui convidado prum bloco da Jatuarana, o Kundum. Ó bloco bom!
Tapar buracos em Porto Velho é uma tarefa difícil mesmo para quem é especializado. São muitos, grandes, assombrosos mesmos. A sorte é que, agora, serão iluminados pelas usinas do Madeira assim como o pexinho espera que, 2009, o ano da luz, ilumine seus caminhos.