O Candiru do Madeira
O NEGÓCIO É FAMA
Se Ronaldo fez gol de cabeça pode ser que Melki seja candidato! É ver pra crer! Seu Amir tá a “mir” por hora! Seu Acir diz que não tem pra ninguém! Nem vem que se tem é como Gana: marcado para perder! È briga de cachorro grande e preciso de emprego. Tive, no entanto uma idéia ótima. Vi num filme: o sujeito tem como profissão ser psicólogo do cão de um cego. Não pensei muito: comecei a treinar orientando o Rex que está muito inquieto. E tá dando certo! Coloco música clássica pro cão deitado num sofázinho e dou lições de paciência e compreensão canina em doses. Não arranjei nenhum cliente, porém já botei uma placa bem bonita: Psicólogo de Cachorro. Minha fama tá correndo o bairro. E com fama arranjo cama. Como o amor é cego sempre tive a sensação que o melhor da vida (antes) é apalpar e depois um cigarro. É gana contra Gana! O grande inconveniente da droga pesada é que é mais difícil de carregar. Roberto Carlos e Cafu- fora já! E uma talagada cá antes de começar.
É KAKÁ MAIS
Tininha, my amada loirinha, aparece indignada. Pensei que fosse um novo escândalo (ela se indigna com essas coisas), mas não. È que soube de um toque de celular, já popular no exterior, conhecido como zumbitone. É similar a um zumbido de mosquito e só é ouvido pelos mais jovens. Ela ficou tiririca ao saber que o zumbitone tem 17 quilohertz, freqüência "audível" só para pessoas com menos de 30 anos. Ponderei com ela que muito pior era nós não termos sido contemplados com a bolsa família, mas foi inútil. Não sei por que razão não ouvir um toque incomoda tanto ela! Por mim odiava toque de clarineta em quartel e a única coisa que sempre...Deixa pra lá! Não sei por que tanta perseguição ao Ronaldo se o Ronaldinho também não tá jogando nada e não tá gordo! Aqui pra nós se temos fé no menos vamos ter que Kaká, digo jogar mais! E minha fé mesmo é no Parreira! Tem nome de uma árvore que dá uma fruta ótima pra bebida! É 51 na barriga!
OTIMISTAS
As más línguas disseram que Fidelis foi ao cemitério ver se dava tempo de melhorar pra enterrar o Bussunda por lá! É que, insinuam, que foram alguns ji-paranaenses que, na Alemanha, secaram o humorista. Nem pista nem rastro de cobra. Agora bom mesmo é saber que Sebastião Pinto (nome com faro de crescimento) diz que Rondônia está crescendo igual à China! Abra o olho e fique esperto! Ele está certo: os salariozinhos por aqui são todos chineses! Terminam sempre antes de acabar os meses. E Parreira tá otimista. No primeiro jogo: 1x0; no segundo, 2x0, logo no terceiro, 3x0. A visão de Zico também é otimista: Japón perdeu a primeira, empatou a segunda, logo vai ganhar a terceira! Brincadeira! Aquela furada do Ronaldo e a escorregada do Ronaldinho Gaúcho não tá em nenhum comercial! È por causa disto tudo que a galinha d’angola lá de casa só diz:-Fred!Fred! E Juninho Pernambucano não tá jogando por engano. De técnico!
UMA SUPOSTA ENTREVISTA
Doce Ana Ri Menos entrevista:- Como perdeu o dedo? E o “Homê”:- Numa prensa mecânica. DARM: - E foi um grande abalo? E: Repensei a vida. Não dava mais pra conciliar o trabalho com o goró. Aí larguei o trabalho. DARM - E como é sair do nada e virar ídolo nacional? E:- Olha, nós dois somos parecidos. Comecei montando no jegue; você, no Jagger. DARM:- Pra terminar uma palavra de esperança pros telespectadores. E: - Vou dizer mais de uma. Eu estou convencido de que esse país tem jeito. A gente pode tomar três, cinco gols, ter dois “jogador” expulso, o juiz ser ladrão e mesmo assim ganhamos a Copa. DARM:- Nossa, que profundo. E:-Estou convicto de que aconteça o que acontecer o amanhã sempre vai chegar. DARM: - Muitíssimo obrigada. É o máximo falar com o homem que governa o país. E: Eu gostei muito de fazer um programa com você. DARM:- Opa, peraí. Não faço programa. E:- Então tamo empatado. Também não governo.
O BRASIL NÃO PAROU
Tá em voga uma mania de parar tudo. O tal do PCC parou São Paulo, o MST parou o Congresso, Lulex já parou (há muito tempo) o crescimento e, em Rondônia, o MCC pára as rodovias. Parado já tava o Incra, não brinca, diz o dirigente que não tem o que fazer. “Parou? Por que parou? Parou por quê?”. Ainda bem que tô feliz os croatas não pararam o Brasil. O Kaká botou só uma bolinha, mas foi de quebrar! Quase a espinha do goleiro. Dida não deixou nenhuma ficar perdida. Até o Juan parecia estar são. Foi só 1x0, mas tá bão. Como diz seu Felipão, com pose de Parreira, o negócio é ganhar até por ½ gol. O resto é besteira. E esta gente danada dizendo que seu Cassol só colocou o Jorjão na Casa Civil porque falaram pra ele que o governo tava sem oxigênio! E não é que, agora, que não se pode mais comprar votos estão energizando! È seu Miguel que andou falando. Não o seu Miguel de Souza que feito prefeito anuncia asfaltamento de rua. Brasil ganhou. Tá linda a lua e a caipirinha maravilhosa. Até a Tininha tá cheia de prosa. É hoje, rosa! È hoje!
VELOCIDADES
Ó Deus meu, não é que o Gabeira disse que Natan Donadon é um bandidaço!Ah! Que falta de conhecimento de Rondônia! Se até, na família, é conhecido por “Inho”. E o bloco dos que mamam na viúva segue seu caminho. Assim como seu Narciso faz desfile de caminhões e de tratores, claro, que sem nenhum intuito eleitoral! È só pra mostrar que no seu saco há sal! E enquanto o prefeito-dizem-que não retira os camelôs da praça Jonathas Pedrosa por dó são os comerciantes e o povo que sofrem só! E, agora, vão asfaltar a Estrada da Penal. Como dizem os gaúchos trilegal! Os presos, agora, já podem fugir no asfalto! E Lulex anda de salto alto! Só não pode andar em areia de praia senão tchau velocidade! E seu Landinho é quem tá veloz. Diz uma voz que já está a 25 por hora! E com um ar vitorioso de Barrichelo. Do jeito que vai pode abandonar o piano e tocar violoncelo, mas a campanha dança do mesmo jeito. Uma 61 pra me deixar refeito!
Tapar buracos em Porto Velho é uma tarefa difícil mesmo para quem é especializado. São muitos, grandes, assombrosos mesmos. A sorte é que, agora, serão iluminados pelas usinas do Madeira assim como o pexinho espera que, 2009, o ano da luz, ilumine seus caminhos.